#soumaisweb

No último final de semana eu e meu amigo Filipe fomos no evento que acontece uma vez por mês (todos os meses, sempre aos sábados de manhã) no Rio de Janeiro. Os temas variam a cada edição e você pode enviar sua sugestão de debatedores, moderadores e de temas quando quiser, por email.

Nesse evento que fui o assunto foi SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing). Como já citei em um post anterior , SEO é muito importante para quem deseja sucesso na internet.

O evento foi organizado pelo Nino Carvalho que teve a presença de Gustavo Loureiro (Infnet), Paulo Rodrigo Teixeira (Marketing de Busca), Robert Rodrigues (Agência Frog), Lula Ribeiro (Modulo Solution For IT GRC) como moderador e também de uma convidada super especial, Sara Holoubek, presidente da SEMPO.


Foto da 9ª edição do soumaisweb

Como podem ver são pessoas referências de no Brasil. O evento foi de grande valia e interessante, o auditório estava lotado com cerca de 150 pessoas.

Paulo Teixeira (um dos mais referenciados consultores de SEO do Brasil) fez uma versão mais curta de sua palestra de SEO, apresentando algumas estatísticas sobre a área de Search, mostrando que os investimentos crescem a cada ano, sendo um mercado altamente lucrativo. Falou sobre o cenário Brasileiro e mostrou que ainda há muito espaço. Também debateu sobre o uso dos links patrocinados e sua tendência.

Robert Rodrigues apresentou uma versão mais humana sobre SEO e SEM, mostrando a importância de pensar como as pessoas consomem as coisas, procurando entender o que elas pensam na hora de buscar um produto. Outro ponto importante levantado foi a questão da transparência com os clientes, pois o mercado está cheio agências desonestas que prometem coisas impossíveis de ouvir e não apresentam os resultados prometidos.

Gustavo Loureiro debateu sobre o uso das palavras chave e o correto tipo de relevância a ser usado nas campanhas de links patrocinados. Comentou também sobre a importância de analisar os relatórios do Google Adwords para identificar palavras negativas a serem usadas nas campanhas de links patrocinados.

Sara Holoubek explicou algumas informações interessantes sobre o mercado de SEO nos EUA e declarou algo extremamente importante: “Cliente que sabe mais, gasta mais!” Também debateu sobre os outros temas levantados, mostrando diversos aspectos importantes que devem ser levados em conta no projeto de SEO e na hora de apresentá-lo ao cliente.

Alguns questionamentos interessantes chamaram atenção durante o debate:
  • O uso do nome da empresa nos links patrocinados, mesmo com a empresa já aparecendo em primeiro através da busca orgânica
  • Como os players tentam direcionar o cliente a gastar mais em momentos desnecessários
  • A importância de um consultor de marketing digital na empresa para avaliar as campanhas oferecidas pelos players e não ser enganada
  • Sobre o que esperar do Bing
  • Como um cliente bem informado, decide investir mais na mídia online
  • Total transparência com os clientes
  • Sobre a briga de TI x SEO
  • Dúvidas sobre o uso do novo acordo ortográfico nas ações de SEO e Links Patrocinados
  • Se devemos ou não comprar palavras com a grafia errada para serem utilizadas nas campanhas de links patrocinados
Na minha opinião o evento foi perfeito e ainda consegui falar com Paulo Teixeira e Gustavo Loureiro após o evento. Conheci algumas pessoas legais lá também: Vanessa Nunes, Lucas Vinícius e Camila Porace


Foto da 9ª edição do soumaisweb

Agora estou tentando conseguir fundos para fazer o curso de SEO do Paulo Teixeira que acontece no Rio nos dias 22 e 23 de agosto

Agora estou um pouco sem tempo, pois estou trabalhando com a Comunidade Empresarial Mais, mas logo posto mais novidades

Nenhum comentário: